O Brasil superou, hoje na marca de 150 mil mortos pelo novo coronavírus, no momento em que a pandemia tem uma lenta desaceleração no país. Com 212 milhões de habitantes, o Brasil acumula 150.198 mortos pela Covid-19 e 5.082.637 casos, segundo o Ministério da Saúde.

O país é o segundo do mundo em número de óbitos, atrás dos Estados Unidos. Após o primeiro caso, em 26 de fevereiro, e a primeira morte, em 16 de março, o Brasil viu os números crescerem até superarem um platô de 1.000 mortes diárias por quase dois meses, que começou a ceder em agosto (932) e setembro (752). Nos primeiros nove dias de outubro, a média diária é de 630 falecimentos.

O Brasil registra cerca de 700 mortes por milhão de habitantes, uma das taxas mais altas da região, mas especialistas afirmam que o país experimenta um platô prolongado, com números ainda considerados elevados, diferentemente dos países europeus e asiáticos, que, após alcançarem o auge da pandemia, viram uma queda mais drástica nos contágios e mortes.

Enquanto as vacinas contra o coronavírus não são disponibilizadas, os números do Covid no Brasil seguem melhorando diariamente e justificam a reabertura cada vez maior do comércio e serviços.

A média de casos caiu 15,1% comparada a um mês atrás e animadores 40,8% em relação à mesma época de agosto. A média de mortes caiu 11,8% e 38,4%, respectivamente, e deve ficar abaixo de 600 antes mesmo do feriado. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário Poder.