Check-up Vascular, evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional Rio Grande do Norte – SBACV/RN, acontece no próximo sábado (17) e, desta vez, em formato virtual. Devido às circunstâncias da pandemia, o evento não será realizado presencialmente como nos anos anteriores. Para 2020, com o apoio da Bayer, a edição se une as ações de cidadania à população via web, organizadas pela SBACV-RN, com o apoio da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV Nacional), e participação das Regionais do Distrito Federal e São Paulo.

Para participar, a população precisa acessar o canal oficial da SBACV-RN, no YouTube, e médicos da especialidade vascular irão esclarecer dúvidas, gratuitamente, por meio de um chat exclusivo, com o objetivo de prestar atendimento e informar a respeito de fatores de risco, formas de prevenção e tratamentos da trombose venosa, tema principal deste ano.

A Trombose Venosa é a formação de um trombo (coágulo) dentro de uma veia, que bloqueia, parcial ou totalmente, o retorno da circulação para o coração no segmento afetado. Na maior parte dos casos ocorre nos membros inferiores ou na região do quadril. Os sintomas mais frequentes são endurecimento da musculatura da panturrilha, dor, inchaço e aumento das veias mais superficiais. O diagnóstico inclui exames clínicos, de sangue e/ou ultrassom Doppler. O tratamento, em sua maioria, é realizado com medicamento anticoagulante, repouso com as pernas elevadas e, em alguns cenários, uso de meias elásticas medicinais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 37 segundos uma pessoa morre por complicações de um coágulo sanguíneo. No Brasil, estima-se que ocorra de um a dois casos de trombose por mil habitantes/ano, ou seja, até 400 mil/ano.

Entre as principais doenças vasculares estão: Aneurisma, Doença Carotídea, Insuficiência Venosa Crônica, Fleboestética, Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP), Pé Diabético e Trombose Venosa Profunda. A recorrência e os sintomas dessas enfermidades são ocasionados pelo sedentarismo, má alimentação, cigarro,  pressão alta e pelo estresse do dia a dia.

Fonte: Assessoria