O 11º Fórum de Turismo do RN e a 6ª Femptur seguiram todos os protocolos de biossegurança

 

Com todos os protocolos de biossegurança rigorosamente cumpridos, Natal-RN promoveu nos dias 26 e 27 de novembro, o segundo evento específico do turismo em formato presencial nesta era de pandemia (a primeira foi o Festuris Gramado, no início de novembro). O 11º Fórum de Turismo do RN teve formato híbrido, enquanto a 6ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) contou com 52 estandes que mostraram os principais equipamentos e atrativos turístico-culturais do Rio Grande do Norte. Circularam no evento, durante os dois dias, 1.626 pessoas, segundo os contadores de presença que balancearam de forma permanente o fluxo de visitantes.

Na abertura do evento, a governadora Fátima Bezerra anunciou quase R$12 milhões de investimento no Turismo para 2021, segundo ela, serão aplicados em ações de marketing, propaganda, campanhas, participações em feiras e ações promocionais. A governadora adiantou ainda que o destino turístico do RN terá mais de 24 horas de divulgação nacional no programa Band Verão, que terá à frente o apresentador Zeca Camargo, em janeiro de 2021.

“Estamos sempre dialogando com operadoras, companhias aéreas e outras áreas do setor. Nós também seguimos avançando e destravando projetos antigos. Entre tantas obras que o governo está conduzindo, estamos viabilizando o término do Complexo Cultural da Rampa, em Santos Reis, que vem se arrastando desde 2013, e queremos que esteja finalizado agora em dezembro”, disse a governadora.
Sobre a questão da biossegurança no Turismo, Fátima Bezerra ressaltou que o Rio Grande do Norte foi o primeiro estado brasileiro a receber o selo Safe Travel, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo [WTTC], com respaldo da Organização Mundial do Turismo [OMT], que assegura que nosso Estado é seguro para receber os turistas”, afirmou.

Maiores eventos do RN

Idealizados pela Argus Eventos, dos diretores Gustavo Porpino e Antônio Roberto Rocha, a 6ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) e o 11º Fórum do Turismo do RN são considerados os maiores eventos do segmento no Rio Grande do Norte. A iniciativa, neste ano, marcou o retorno das atividades relacionadas a eventos e a realização de feiras e exposições no novo espaço do Centro de Convenções de Natal.

A Femptur mostrou ampla diversidade em seus corredores, com municípios, agências de receptivo, empresas de passeios, artesanato e produtos de agricultura familiar. Destaque para os estandes de São Miguel do Gostoso, Serra de São Bento, Galinhos, Rio do Fogo, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Areia Branca e Pedro Velho. A Paraíba também esteve presente, através de estande da PBTur (a presidente da empresa, Ruth Avelino, esteve presente) e o município de Araruna.

Paralelamente, o 11º Fórum de Turismo do RN debateu o desenvolvimento econômico do turismo no Rio Grande do Norte com temas diversos, por meio de capacitações e palestras, sempre de forma gratuita. Palestras como a da designer Cris Ribeiro, que transforma ambientes através de elementos da cultura local; e da professora Juliana Vieira, que abordou o universo da hospitalidade, tiveram ampla repercussão. A palestra de encerramento coube à consultora Vaniza Schuller, que enfatizou a necessidade de eventos presenciais, desde que com total segurança.
 Evento concorrido

A abertura do 11º Fórum do Turismo contou, além do staff da governadora Fátima Bezerra, com a presença do deputado Hermano Morais, representando a Assembleia Legislativa; vereador Felipe Alves, representando a Câmara dos Vereadores; da secretaria de Estado do Turismo, Ana Maria Costa; do secretário chefe do Gabinete Civil da Prefeitura do Natal, Fernando Fernandes, que representou o prefeito Álvaro Dias; do secretário municipal do turismo de Natal, Johan Xavier; do diretor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), João Hélio Cavalcanti, e do diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Raniery Pimenta.

Também participaram do evento o vice-governador Antenor Roberto; o secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier; a secretária de Estado do Trabalho, da Habitação, da Assistência Social, Íris Oliveira, e a adjunta, Josiane Bezerra; o secretário adjunto do Turismo do RN, Leandro Prudêncio; a subsecretária de política e gestão turística, Solange Portela; o presidente da Emprotur, Bruno Reis; o deputado estadual Tomba Farias, a vereadora Júlia Arruda; o presidente da ABIH-RN, José Odécio; a presidente da Abav-RN, Michelle Pereira, e o presidente do Natal Convention & Visitors Bureau, George Gosson.

Fonte: Assessoria