Senadores que conversaram com o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), desde a noite de ontem, perceberam que, mesmo fora da disputa, o parlamentar pretende exercer influência na escolha do próximo presidente do Senado.

Até aqui, nas primeiras horas após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a reeleição para os comandos da Câmara e do Senado, Alcolumbre tem dito que é preciso “manter a unidade” em busca de um nome independente.

Com base nesse perfil, interlocutores de Alcolumbre já citam o nome do atual vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG), que tem grande afinidade com o atual presidente da Casa.

Por enquanto, Alcolumbre não tem demonstrado intenção de apoiar nomes próximos ao Palácio do Planalto, como os dos senadores do MDB Eduardo Braga (AM), Fernando Bezerra Coelho (PE) e Eduardo Gomes (TO). Os três são, respectivamente, líderes do MDB no Senado, do governo no Senado e do governo no Congresso.

A interlocutores ouvidos pelo Blog do Camarotti, Alcolumbre também declarou que não pretende recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal – inclusive, para manter a independência e a harmonia entre os poderes.