Dias depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) vetar a possibilidade de reeleição no Congresso, o Republicanos, do deputado Marcos Pereira (SP), anuncia nesta quarta-feira (9) o rompimento com o grupo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A princípio, Pereira vai apostar em sua própria candidatura, numa espécie de terceira via entre o grupo de Maia e o do deputado Arthur Lira (PP-AL). O presidente do Republicanos também está negociando a formação de um bloco e, segundo relatos, o Podemos já teria topado a aliança.

Vice-presidente da Câmara, Pereira integrava a lista de possíveis candidatos do grupo de Maia, mas a decisão de sair do bloco informal foi tomada diante da indefinição do democrata. A CNN apurou que, nos bastidores, Maia vinha sinalizando a aliados que o presidente do Republicanos não era o seu preferido.

Além de Pereira, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Baleia Rossi (MDB-SP), Elmar Nascimento (DEM-BA) e Luciano Bivar (PSL-PE) têm sido apontados como possíveis candidatos de Maia.

Embora a decisão do Republicanos estivesse sendo discutida há alguns dias, o martelo só foi batido nesta quarta, após uma reunião com a bancada do partido –com 32 deputados, a sigla é a sexta maior da Câmara.

Ala bolsonarista do MDB vai com Arthur Lira

A corrida pela presidência da Câmara abriu disputa dentro do MDB entre emedebistas que apoiam um candidato independente do governo e quem defende compor com Arthur Lira, do Progressistas.

Há pressão interna para o partido garantir a eleição à presidência do Senado e fazer outras composições na Câmara, dessa forma, o líder do MDB Baleia Rossi teria que desistir da própria candidatura. Procurado, Baleia negou que irá ceder às pressões, disse que a legenda não mudará de direção. “Não há possibilidade de qualquer mudança. Vamos definir o candidato dentre os nomes dos partidos do bloco. O MDB da Câmara faz parte do bloco de centro que defende a independência da Câmara Federal”, disse à CNN.

No fim de julho deste ano, MDB e DEM decidiram deixar o bloco de Arthur Lira, o centrão. O objetivo na época era demonstrar independência dos partidos em relação ao governo. Passados os meses, Lira, por sua vez, tem atuado para reunir apoios de vários partidos, incluindo a esquerda, para vencer o candidato que vier do grupo de Rodrigo Maia.

CNN BRASIL