O Banco Central apresentou, nesta quarta-feira (16), o balanço de um mês de operação plena do Pix. Ao todo, foram 92,5 milhões de operações em todo o país, movimentando R$ 83,4 bilhões em transações.

Foram 116 milhões de chaves cadastradas, o equivalente a 46,4 milhões de pessoas (110,9 milhões de chaves) e três milhões de empresas (5,1 milhões de chaves) cadastradas.

“O primeiro mês é um período de adoção do Pix. Tanto as pessoas físicas quanto pequenos empreendedores e grandes empresas começaram a colocar o Pix, agora, como uma opção de pagamento”, explicou o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central, Ângelo Duarte.

Conta de celular

Um acordo entre o Banco Central e o Sindicato Nacional de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) possibilita o Pix como alternativa de pagamento das faturas de celular e para recarga de serviços pré-pagos.

A parceria tem vigência até o dia 1º de julho de 2021 para que, ao fim do acordo, as empresas estejam aptas a utilizar o Pix na plenitude.