O Partido Social Liberal e o Partido dos Trabalhadores anunciaram, há pouco, a entrada no bloco conduzido pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), visando à eleição da Mesa Diretora em 2021. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o presidente do PSL, Luciano Bivar, divulgaram a decisão em um pronunciamento coletivo.

De acordo com Gleisi, o ingresso no bloco não significa adesão a uma candidatura. “Temos muito respeito pelo companheiro e colega Aguinaldo Ribeiro, deputado do (PP-PB), também pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), mas a oposição construirá um nome para apresentar ao bloco também como alternativa”, disse.

Já Bivar declarou que o que une os partidos do bloco é “o respeito às instituições do País”. “O PSL, nesse momento, tem uma responsabilidade com relação às nossas instituições e a democracia. Somos contra o radicalismo, mas somos absolutamente intransigentes aos princípios, e isso foi o que nos levou aqui. Embora divergentes em princípios ideológicos, temos uma pauta em comum: o respeito à instituição desse País, o respeito à liberdade e a uma sociedade livre”, comentou.

Rodrigo Maia, Aguinaldo Ribeiro e Baleia Rossi participaram do pronunciamento, bem como representantes de outras siglas. Durante o pronunciamento, o presidente da Câmara leu uma carta assinada por líderes de onze partidos: além de DEM, MDB, PT e PSL, PSDB, PSB, PDT, Cidadania, PCdoB, PV e Rede, totalizando 269 deputados.

Blog do Magno