Significado da Árvore de Natal

Um dos maiores símbolos do Natal é a árvore , geralmente um pinheiro com luzes. Essa tradição é originária da Europa.

Segundo a lenda, o padre Martinho Lutero ao caminhar, à noite, em uma floresta de pinheiros, ficou encantado ao vê-la iluminada pelas estrelas. Por achar aquilo tão maravilhoso resolveu levar um galho do pinheiro para a casa. Chegando lá, ele colocou o galho em um vaso e o enfeitou com velas. Depois, ele usou aquela imagem para mostrar como ficou o céu, na noite em que o menino Jesus veio ao mundo, pela primeira vez.

Na lenda romana, a árvore era usada para homenagear o deus do vinho , Baco. Ele também representa a fertilidade, fartura e bons frutos.

Significado do Presépio de Natal

Surgiu em meados de 1223, quando São Francisco de Assis resolveu fazer sua comemoração ao nascimento de Jesus, como uma forma de simulação daquela noite. Com a permissão do Papa , ele montou na frente da igreja um presépio de palha, com as imagens do menino Jesus, Maria, José ,um boi e jumento. Com o tempo, isso virou um costume entre os cristãos.

Significado do Papai Noel

O bom velhinho é uma das figuras mais marcantes do Natal, embora não tenha nada a ver com o verdadeiro significado da data. Segundo histórias, ele foi inspirado no arcebispo de Mira, São Nicolau Taumaturgo. São Nicolau era um velhinho muito bondoso, que ajudava as famílias que tinham problemas financeiros. Ele como um bom ajudador, preferia o anonimato e para isso jogava moedas de ouro e presentes subindo nos telhados e despejando os agrados pelas chaminés.

 

Significado da Estrela de Belém

É o símbolo da luz e da guia de Deus, que ajudou, na noite do nascimento de Jesus, os três Magos a encontrá-lo, já que, nesse parte da história, as crianças deviam nascer em segredo por causa do rei Herodes que ordenou a morte de todas as crianças.

Significado do Sino de Natal

Simboliza a chegada de Jesus. É um símbolo de respeito a tudo que é sagrado.

Significado da Guirlanda de Natal

Guirlanda: Era usada para dar as boas vindas aos visitantes, no Natal. Além disso, tem o significado de prosperidade e abundância.