Lamentável tudo o que ocorreu, ontem, nos Estados Unidos, com a invasão do Capitólio, a sede do parlamento americano, por militantes mobilizados pelo presidente Donald Trump, para impedir, num ato contra a democracia, a contagem oficial dos votos da vitória do presidente Joe Biden. Por tudo que já foi noticiado, parlamentares podem até contestar o resultado dos estados e levar a rejeição dos votos aos plenários.

Mas isso é algo bastante improvável de ocorrer, porque os democratas são majoritários na Câmara e porque a tentativa de reversão do resultado encontrou resistência até entre senadores e deputados republicanos. Dois aliados do presidente Donald Trump, o vice-presidente Mike Pence e o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, rejeitaram mudar o resultado das eleições.

Os dois participaram da sessão conjunta no Congresso para a contagem dos votos do Colégio Eleitoral. Biden venceu por 306 votos contra 232 de Donald Trump. Após políticos trumpistas apresentarem uma objeção aos resultados do Arizona – tradicional reduto republicano vencido por Biden em novembro –, o senador McConnell fez duro discurso aos colegas de partido. McConnell foi um dos principais escudeiros do governo Trump no Congresso.

Trump insiste na tese de que as eleições presidenciais foram fraudadas e que eleitores em situação irregular votaram. Entretanto, nenhuma prova foi apresentada e o presidente perdeu todas as tentativas de reverter na Justiça o resultado eleitoral.

Blog do Magno