Prefeitura garante carros pipa para zona rural

A Defesa Civil de Mossoró está elaborando um documento para solicitar o retorno da operação carro-pipa do exército na cidade. De acordo com o coordenador do órgão, Francisco Alcivan Viana Gama, desde outubro do ano passado que o município se encontra em situação irregular quanto ao Reconhecimento Federal para vinda de recursos.
De acordo com o subtenente Gama, a Defesa Civil está em contato permanente com o Exército, mas que o retorno da operação depende de aprovação do Governo Federal e que não há uma previsão.
“Fomos informados que desde outubro de 2020 o município encontra-se em situação irregular quanto ao Reconhecimento Federal para vinda de recursos. Estamos elaborando um documento no sentido de solicitar o retorno da operação carro Pipa do exército, que depende de aprovação Federal. Até lá iremos suprir essa necessidade com meios próprios (3 carros pipa). Sem previsão. Estamos em contato permanente”, informou.
Garantia
Tendo em vista a urgência, subtenente Gama comunicou que o órgão conseguiu de imediato dois carros pipas para suprir a demanda e que o prefeito Alysson Bezerra conseguiu realocar mais um veículo que presta serviço à Secretaria de Serviços Urbanos, totalizando assim três carros para fazer o abastecimento nas localidades.
“Realmente a operação carro pipa foi suspensa. Soubemos disso no primeiro dia que assumimos a Defesa Civil. Tendo em vista a urgência, de imediato conseguimos dois carros pipa para ir suprindo a demanda, no intuito de não deixar faltar água para a população que vive na zona rural. Em uma reunião na sexta-feira (8) o prefeito Allyson conseguiu realocar mais um carro Pipa que que presta serviço aos Serviços Urbanos e hoje temos três carros fazendo esse abastecimento”, explicou.
O coordenador da Defesa Civil disse ainda que está visitando as quase 40 comunidades abastecidas pela operação e conversando com os moradores para repassar a preocupação do prefeito Alysson em não deixar a zona rural desabastecida.
“Estou visitando todas essas comunidades e conversando com os moradores para repassar a preocupação do prefeito Allyson em não deixar a zona rural desabastecida. Estou visitando cada localidade dessas e vendo a real situação de cada um para determinar uma escala de urgência para abastecimento”, enfatizou.
Ao todo, são 5.142 pessoas beneficiadas com a Operação Carro-Pipa. São 39 localidades da zona rural com um total de 87 pontos de abastecimento de água potável.

Fonte: Assessoria