Nesta quinta-feira o vídeo do vereador Pablo Aires (PSB) viralizou nas redes sociais, após desabafo relatando sua visita ao Hospital Psiquiátrico São Camilo de Mossoró. O vídeo mostra imagens da situação crítica em que pacientes e funcionários convivem diariamente.

“Uma estrutura péssima, quase tudo caindo. A falta de estrutura não só física, mas desde alimentação, de faltar à feira, de pagar uma pessoa que trabalha na limpeza num plantão de 12h por dia com apenas R$50,00. A falta de estrutura para dormir, para se fazer o atendimento psicológico. É uma situação que a gente acha que nem existe”, relatou Pablo no vídeo.

O Hospital São Camilo funciona em prédio alugado e atende hoje 70 pacientes de Mossoró e de outros municípios circunvizinhos, porém sofre com o abandono e o silêncio do poder público. O prédio tem diversos problemas estruturais, inclusive com uma área interditada que corre risco de cair, além da dificuldade com lençóis, materiais de higiene e limpeza, colchões, alimentos e a desvalorização dos profissionais que prestam serviço no local.

No papel de vereador Pablo Aires se comprometeu em tomar as devidas providências para que a reestruturação da rede de atenção à saúde mental de Mossoró seja feita pelo poder público. E como cidadão comum lançou a campanha SOS São Camilo que pretende arrecadar mantimentos para o Hospital Psiquiátrico de Mossoró.

CAMPANHA SOS SÃO CAMILO 

A campanha SOS São Camilo iniciada no dia 15 de janeiro tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis, lençóis de cama e materiais de limpeza e higiene pessoal para o Hospital Municipal São Camilo Lelis. A arrecadação ocorrerá até o dia 22/01 em três pontos de coletas:

Câmara Municipal de Mossoró – centro;

Livraria L Cultural – Partage Shopping Mossoró;

Corujão Conveniência 24h – Avenida Presidente Dutra – Ilha de Santa Luzia;

A doação também pode ser feita na vaquinha online através do cartão de crédito ou boleto bancário. Link da vaquinha para doação: www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-sao-camilo.