A Jornada Pedagógica marca o início do Ano Letivo 2021 na Rede Municipal de Ensino de Mossoró. Com o tema “Ensino Híbrido: novos rumos da educação”, a programação foi iniciada nesta quinta-feira (18), no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. O evento foi realizado de forma híbrida. Os gestores e supervisores escolares participaram presencialmente e os demais profissionais da educação do município acompanharam de forma on-line por transmissão na internet.

Com todas as medidas de prevenção e proteção à Covid-19 adotadas, o uso de máscara de proteção foi obrigatório para ter acesso ao teatro. Porém, gestores e supervisores escolares puderam participar de forma presencial, respeitando o distanciamento social. Já os professores e demais profissionais da Rede Municipal de Educação acompanharam a programação por meio do canal no YouTube da Prefeitura de Mossoró.

 

 

 

 

 

 

A programação da Jornada Pedagógica 2021 traz uma série de palestras com temas relevantes para o grande desafio de promover a educação aos alunos em tempos de distanciamento social, que foi imposto pela pandemia do novo coronavírus. O foco é subsidiar a prática docente, com aportes teóricos e práticos ao retorno das atividades escolares, preparando os gestores, supervisores e professores, bem como as famílias dos estudantes da rede. O debate e capacitação se torna cada vez mais crucial com a proximidade do início das aulas que serão iniciadas no dia 1º de março de forma híbrida.

 

O prefeito Allyson Bezerra participou da abertura oficial do Ano Letivo de 2021 e destacou a importância da educação. “Nós estamos vivendo um novo tempo em todas as áreas e a educação é mais uma das mudanças que estamos enfrentando, o sistema de educação propriamente dito. O tema hoje é bastante atual e moderno como se propõe ser esse governo e nossa gestão. Hoje é um momento de encontro com os pais, estudantes, professores e servidores na sua grande maioria de forma virtual, já se adaptando a esse novo momento. Dizer que o município de Mossoró está indo no caminho de entender que hoje a educação deve ser prestada não somente de forma presencial, mas se adaptando a modernidade existente”, disse o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, destacou que a programação se estende até o dia 26 com diversas atividades abordando o grande desafio para 2021 que é o Ensino Híbrido. “Essas palestras e essas atividades têm por objetivo capacitar do gestor a família a lidar com essa nova realidade que se coloca para nós”, ressaltou a secretária.

Programação

A Jornada Pedagógica 2021 continua nesta sexta-feira (19) a partir das 9h com a palestra “Desafios e possibilidades da gestão democrática escolar” proferida pela professora Dra. Francisca de Fátima Araújo Oliveira (UERN) e mediação da professora Ma. Rilzonete Batista (UERN) para os gestores, supervisores e presidentes do Conselho Escolar. Todas as palestras serão transmitidas virtualmente por meio do canal no YouTube da Prefeitura de Mossoró, no link: https://www.youtube.com/user/PMMGecom.

A programação tem atividades nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de fevereiro. A programação completa e as inscrições para participar do evento, além das informações detalhadas dos palestrantes, estão disponíveis no link https://www.even3.com.br/smejornadapedagogica2021/.

“Convidamos as pessoas, a sociedade de modo geral, a acompanhar nossa jornada pelo canal da prefeitura. É muito importante e se torna imprescindível que os profissionais da educação participem desse momento tirando suas dúvidas, participando das palestras. Estamos trazendo uma equipe de professores e doutores das universidades para abordar essa temática. Estamos também com profissionais da Secretaria de Educação que estão mediando e promovendo esse debate”, concluiu Hubeônia Alencar.

Fonte: Assessoria