7ª Mostra de Cinema de Gostoso divulga nova data e selecionados para o GOSTOSO LAB – 2ª edição

De 10 a 14 de março acontece, em formato online, a 7ª Mostra de Cinema de Gostoso. Com acesso gratuito e através de parcerias com plataformas de streaming, a Mostra oferece uma programação composta pela exibição de filmes, homenagens à cinematografia brasileira, laboratório de projetos e a realização de masterclasses e oficinas. O eixo temático proposto para esta edição é centralizado no debate a respeito da recordação, em suas diversas facetas, valorizando a memória audiovisual brasileira.

A programação será dividida em: Mostra Nacional, com exibição de seis longas e 10 curtas-metragens brasileiros produzidos em 2020/2021. Cada filme será acompanhado de um vídeo com perguntas e respostas com o respectivo diretor, a respeito do processo de criação e produção dos filmes e das temáticas abordadas. Mostra Coletivo Nós do Audiovisual, no qual cinco curtas-metragens são selecionados dentre os 19 filmes já realizados pelo Coletivo, esse, composto por jovens de São Miguel do Gostoso-RN que participam de cursos de formação oferecidos desde 2013 pelo projeto.

Na Mostra Acervo, um dos seis diretores dos longas-metragens da Mostra Nacional indica um filme da história do cinema brasileiro, que inspirou sua formação enquanto realizador. Sessão CineLimite, essa é composta por três longas-metragens brasileiros dos anos 1960, idealizada em parceria com o site Limite – sediada em Nova York e Bahia, é uma organização sem fins lucrativos de mídia artística dedicada a expandir a presença do cinema brasileiro no exterior. O site oferece uma plataforma online para filmes brasileiros clássicos e contemporâneos recém-traduzidos, ao mesmo tempo que fornece material suplementar como ensaios escritos e em vídeo, entrevistas, listas e podcasts.

Em Sessões Especiais, três longas-metragens raros da história do cinema brasileiro são exibidos, e inéditos em plataformas de streaming. No Masterclasses, serão realizados três em formato de vídeo pré-gravado com renomados professores de cinema. Cada masterclasse será dividida em oito vídeos, com cerca de 10min de duração, e cada um com um subtema específico. Os vídeos serão disponibilizados na plataforma de streaming onde serão exibidos os filmes da Mostra e também no canal do Youtube da Mostra de Cinema de Gostoso. Além dessa programação, o evento também oferece Cursos de Formação, proporcionando dois cursos por meio de videoconferência para o Coletivo Nós do Audiovisual, dando continuidade ao trabalho de formação técnica e audiovisual que o evento proporciona aos jovens da cidade de São Miguel do Gostoso-RN e arredores.