O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, solicitou à governadora Fátima Bezerra liberação de emendas parlamentares para ações de enfrentamento à Covid-19 em Mossoró, além do envio de remessa de testes Swab para testagem da população. O pedido foi feito na tarde desta quarta-feira (03), em reunião remota.

Allyson destacou que o município vem reforçando as ações de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, com protocolos de atendimento nas unidades, testagem da população, monitoramento dos casos, conscientização e a fiscalização para barrar aglomerações. “Precisamos de mais testes para que possamos avaliar a população e tratar os casos identificados”, citou o prefeito.

O chefe do executivo de Mossoró também solicitou à governadora a liberação de emendas parlamentares para o município. O objetivo é aplicar os recursos em ações de enfrentamento à Covid-19. “Inclusive, aguardamos emendas que destinei enquanto deputado estadual no ano passado para o município de Mossoró, algo em torno de 1 milhão de reais para a saúde”, explicou Allyson.

O prefeito recebeu resposta positiva da governadora. “Vamos fazer todo o esforço para a liberação das emendas”, afirmou Fátima.

O gestor também solicitou à governadora providências quanto à Farmácia Básica, Hospital São Camilo e financiamentos referentes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s).

Allyson afirmou ainda que o município trabalha de forma intensa no enfrentamento à Covid-19 e destacou a importância de parceria com o governo. “Nesse momento crítico para todo o nosso estado e país, precisamos atuar de forma conjunta com ações integradas. Precisamos caminhar juntos para vencermos a pandemia”, finalizou.

Pactuação
Durante a reunião com a governadora, Allyson Bezerra também solicitou pactuação entre os municípios na área da saúde, em virtude de Mossoró receber pacientes de toda a Região Oeste potiguar.

Foi estabelecido a criação de grupo formado por representantes da Secretaria do Estado de Saúde Pública (SESAP) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para discutir o assunto de forma aprofundada.

Leitos de UTI
Na reunião, foi ratificado que Mossoró ganhará esta semana mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que serão instalados no Hospital São Luiz, em parceria da Prefeitura de Mossoró com o Governo do Estado. A Secretária Adjunta de Saúde do Estado, Maura Sobreiro, informou ao prefeito Allyson que até sexta-feira (05), todos os 10 leitos serão abertos.

Fonte: Assessoria