Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) defendeu, hoje, uma mudança no método de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Pelo modelo atual, os integrantes da Corte são indicados pelo presidente da República e ficam no cargo até completar 75 anos de idade.

“São muitas as decisões do Supremo que provocam polêmica e muita insatisfação no País. Não há alternativa a não ser mudança nesse modelo de composição dos Tribunais Superiores. Nós temos vários projetos propondo essa alteração de modelo”, declarou.

Dias sugere que membros do judiciário passem a eleger uma lista e submetam à Presidência da República para que a escolha seja feita entre um desses nomes. O selecionado continuaria passando por uma sabatina no Senado.

O senador quer, ainda, uma limitação no tempo do mandato. Para ele, isso substituiria o aspecto político da indicação, com foco na “meritocracia”. “Seria a substituição da indicação política pela meritocracia, pelo mérito. Esses ministros não ficariam até sua aposentadoria. Teriam um mandato definido de oito ou dez anos. Isso acabaria com essa suspeição permanente”, comentou.