O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu hoje a primeira dose da vacina CoronaVac contra a covid-19. Em vídeo, Lula disse que a vacina do Instituto Butantan era “exatamente a que ele queria tomar”. As informações são do UOL.

O petista também criticou Jair Bolsonaro (sem partido). “O presidente da República precisa parar de ser ignorante”, disse. “Eles [Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello] têm que aprender a respeitar o sentimento do povo brasileiro e garantir vacina para todo mundo.”

O petista recebeu a primeira dose do esquema vacinal em um drive-thru em São Bernardo do Campo, cidade da Grande São Paulo. No carro, o ex-presidente estava acompanhado do deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), que foi ministro da Saúde no governo de Dilma Rousseff (PT). Segundo Padilha, Lula deverá receber um aviso para retornar entre 14 e 21 dias para receber a segunda dose da CoronaVac.

Incentivo à vacina e ao isolamento

“Se cuidem para que amanhã você não esteja chorando a perda de um ente querido”, disse o ex-presidente em vídeo nas redes sociais após receber a primeira dose da imunização.

O ex-presidente disse que estaria “muito mais feliz se tivesse vacina [doses] para todo mundo”. Ele também falou que é preciso combater os “negacionistas, as pessoas que não acreditam na vacina e ficam falando bobagem para a sociedade”.

“Só tem um jeito de a gente se livrar do coronavírus. É a gente tomar vacina”, disse, lembrando também ser importante evitar aglomeração.

Para incentivar que as pessoas fiquem em casa, Lula falou que, “se você não gosta de você, goste de seu pai, da sua mãe, da sua tia, do seu tio, dos seus amigos. Porque, se você pegou, você vai passar para eles.” “Então, nem pegue e nem passe. Esse é o lema.