Pesquisa Datafolha divulgada ontem indica que o governo de Jair Bolsonaro é reprovado por 44% da população (pessoas que dizem que administração federal é “ruim” ou “péssima”).

Foto: reprodução/YouTube

Outros 30% classificam o governo como “ótimo” ou “bom”. E 24% dizem que é “regular”.

Essa pesquisa da empresa do jornal Folha de S.Paulo repete quase exatamente o que já havia sido captado pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360.

Em levantamento de 1º a 3 de março, o PoderData encontrou os seguintes resultados numa pesquisa em todo o país: 47% de “ruim” ou “péssimo”, 31% de “ótimo” ou “bom” e 18% de “regular”. No caso do Datafolha, o número de entrevistados foi menor (2.023 pessoas) do que o do PoderData (2.500). A empresa da Folha conduziu o levantamento apenas com quem tem telefone celular. O PoderData usa um banco de dados mais amplo, atingindo brasileiros com telefones fixos e celulares.

Segundo o levantamento da empresa da Folha, a taxa de rejeição do governo é maior no Nordeste, onde 49% dos entrevistaram classificaram a gestão Bolsonaro como “ruim/péssima”.

O governo é pior avaliado entre os mais instruídos (55% de “ruim/péssimo”) e entre os mais ricos (54%). A aprovação é maior entre quem ganha de 2 a 5 salários mínimos (35% de “ótimo/bom”) e entre os evangélicos (37%).