Em resposta à mensagem de cumprimentos enviada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por ocasião da posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, o norte-americano respondeu que o governo está pronto para trabalhar em estreita colaboração com o governo brasileiro neste novo capítulo da relação bilateral.

O democrata tomou posse no dia 20 de janeiro como o 46º presidente dos Estados Unidos, sucedendo o republicano Donald Trump, tido por Bolsonaro como aliado, que saiu derrotado da disputa . Segundo a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), Biden assinalou que não há limites para o que o Brasil e os EUA podem conquistar juntos.

“Destacou que as duas nações compartilham trajetória de luta pela independência, defesa de liberdades democráticas e religiosas, repúdio à escravidão e acolhimento da composição diversa de suas sociedades”, diz a nota.

Na carta enviada a Biden, Bolsonaro disse ser “grande admirador dos Estados Unidos” e pontuou que, desde que assumiu o poder no Brasil, passou a “corrigir” o que chamou de “equívocos de governos brasileiros anteriores”, que, segundo ele, “afastaram o Brasil dos EUA”.