A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) anunciou na tarde desta quinta-feira (25) o cancelamento do Campeonato Potiguar de 2021. De acordo com a entidade, a decisão foi motivada pela falta de acordo com as autoridades públicas, após a suspensão dos jogos depois de determinação do governo do estado durante a vigência do atual decreto.

Em nota, a FNF criticou a liberação de atividades apenas para os times potiguares que disputam competições regionais e nacionais, casos de ABC – que joga a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste – e de América – que disputa a Copa do Brasil.

“Tal decisão demonstra que o motivo maior da suspensão da competição não é a propagação da covid-19 e muito menos as vidas que se perderam no Rio Grande do Norte em decorrência da doença. Se assim fosse, não seriam abertas exceções para beneficiar determinadas equipes. Trata-se de um motivo político, sem qualquer coerência ou razoabilidade”, afirma.

No documento, a Federação de Futebol reforça seu posicionamento e questiona que “a decisão demonstra que o argumento cientifico da paralização é secundário, ou o vírus só se propagará nos treinos das 6 equipes que disputarão o estadual e não nos treinos das equipes que estão jogando o campeonato nacional?”.

A FNF segue o texto em tom crítico ao governo estadual. “Diante do quadro de incerteza e da ausência, por parte do Governo do RN de um plano claro de retomada das atividades, aliadas às constantes decisões contraditórias e sem qualquer embasamento científico tomadas pelas autoridades públicas, não restou outra decisão, por parte desta FNF e dos clubes, se não a de cancelar o certame desse ano”, acrescentou.

Ainda segundo a entidade máxima do futebol potiguar, os clubes que disputam o Campeonato Potiguar sempre demonstraram que obedecem a todos os protocolos do comitê científico e que “estatisticamente não há casos relevantes de contaminação, ou mesmo agravamento de pacientes envolvidos no futebol com a covid-19”.

O Campeonato Potiguar de 2021 foi suspenso após quatro rodadas, faltando apenas o confronto entre ABC e Potiguar de Mossoró para a conclusão da jornada. A liderança estava com o América, que somou 10 pontos em quatro jogos. O ABC estava em segundo com sete pontos em três jogos.