A Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quarta-feira (31) uma proposta do deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR) que prorroga de 30 de abril para 31 de julho de 2021 o prazo de entrega da declaração anual do Imposto de Renda. A medida foi aprovada sem resistências em plenário e segue agora para análise do Senado.

Na justificativa do projeto, Bueno afirma que a pandemia de covid-19 tem dificultado a obtenção de documentos necessários para o preenchimento da declaração anual.

“Diante desta situação, que já perdura por quase um ano, muitos contribuintes, principalmente idosos, que são do grupo de risco, enfrentam enormes dificuldades para adquirir gêneros de primeira necessidade e medicamentos, em virtude do risco que ocasiona seu deslocamento para estabelecimentos comerciais. Não há, neste momento, qualquer justificativa plausível para que os façamos sair de casa para buscar os documentos necessários para a declaração do imposto de renda”, escreveu o parlamentar na exposição de motivos da proposta.