Por Lauro Jardim

Agora há pouco, no cercadinho do Alvorada, diante da claque bolsonarista habitual que lá fica de plantão, Jair Bolsonaro atacou Luís Roberto Barroso, que ontem determinou que o Senado instalasse a CPI da Pandemia. Chegou a dizer que a Barroso “falta coragem moral” e que o ministro faz “politicalha”.

Disse Bolsonaro: “Foi uma jogadinha casada: Barroso e bancada de esquerda do Senado para desgastar o governo. Lá dentro do Senado tem processo de impeachment contra ministro do Supremo. Quero saber se o Barroso vai ter coragem moral de mandar instalar esse processo de impeachment. Pelo que me parece falta coragem moral para o Barroso e sobra ativismo judicial. Não é disso que o Brasil precisa. O ministro do Supremo faz politicalha junto ao Senado. Barroso, nós conhecemos teu passado, tua vida, o que você defende. Use sua caneta para boas ações em defesa da vida e não para politicalha. Se você tiver um pingo de moral mande abrir processo de impeachment contra seus companheiros do Supremo”.

Bolsonaro jogou para a plateia. Quem tem o poder para aceitar e dar andamento a pedidos de impeachment contra ministros do Supremo é o presidente do Senado. As dezenas de pedidos de impeachment que existem no Senado contra ministros do STF não tiveram andamento, mas não por causa de Barroso.