Prefeitura inaugura escola para atender mais de 250 crianças


Com estrutura moderna para levar educação de qualidade, a Prefeitura de Mossoró concluiu as obras de construção e inaugurou a Unidade de Educação Infantil (UEI) Proinfância da Estrada da Raiz, na tarde desta sexta-feira (9). O novo prédio atenderá os alunos da UEI Zezinha Gurgel Rodrigues, que funcionava em um imóvel alugado com condições inadequadas. As novas instalações atenderão mais de 250 crianças menores de seis anos.

A Unidade de Educação Infantil foi construída na Rua Dr. José Leão, entre os conjuntos Independência I e II. O prédio moderno tem 12 salas. O modelo do projeto foi elaborado pelo governo federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo desenvolvido para cada uma das etapas de crescimento infantil.

O prédio conta com bloco de serviço, bloco administrativo e bloco pedagógico. Há mais de dez anos as obras foram iniciadas, passando por quatro gestões anteriores da Prefeitura de Mossoró, sendo paralisada várias vezes. Em 2021, a obra foi retomada com ritmo acelerado e concluída nos últimos três meses, após nova gestão assumir a prefeitura.

“É uma entrega significativa, uma das obras mais importantes que o gestor público do município pode entregar para a população que é de educação, de formação e que é de ensino. Estamos entregando hoje uma estrutura que vocês estão vendo, uma estrutura bem equipada. Equipada com segurança, equipada com uma estrutura para atender de fato as crianças. É uma satisfação enorme”, destacou o prefeito Allyson Bezerra.

Avanço

O novo prédio possibilita a transferência da UEI Zezinha Gurgel, que funcionava na rua Tab. Aoem Menescal de forma inadequada há anos. Com a mudança, a capacidade de atendimento dos alunos também será ampliada. Serão até 252 crianças atendidas na Unidade de Educação Infantil, a partir de seis meses até cinco anos e 11 meses. A unidade beneficia a Estrada da Raiz, bairro Santo Antônio e áreas vizinhas.

“A Zezinha Gurgel sempre funcionou em prédios alugados em condições inadequadas. A entrega que estamos fazendo hoje para sociedade, marca não só a economia para o município, como uma forma concretização de uma obra que atravessou diversas gestões. Mais de uma década em construção e nós nos cem primeiros dias de gestão estamos conseguindo entregar para sociedade”, afirmou a secretária de Educação, Hubeônia Alencar.