A distribuição dos kits de alimentos, fardamentos, mochilas e livros didáticos para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Mossoró continua sendo realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Nesta quinta-feira (15), as famílias de alunos da Escola Municipal José Benjamim receberam os alimentos e os itens escolares, no bairro Planalto Treze de Maio.

“O kit é um complemento muito bom para as crianças em casa e o fardamento para quando a criança realmente vier para a escola, que por hora está sendo em casa. Bom porque a criança vai vir fardada, é um destaque e um sinal. Vai evitar dele está usando as mesmas roupinhas do dia a dia”, avaliou Expedita Soares, avó de um dos alunos da escola.

A secretária de educação Hubeônia Alencar e o prefeito Allyson Bezerra acompanharam a entrega dos kits de alimentos e dos itens escolares na Escola Municipal José Benjamim. A entrega seguiu os protocolos de distanciamento social e prevenção à Covid-19. “Estamos na Escola José Benjamim, a exemplo das demais escolas, entregando o fardamento, os livros e os kits de alimentação”, disse a secretária.

Os kits são compostos por alimentos não perecíveis e os produtos da agricultura familiar. Os estudantes receberão kits com alimentos para substituir a alimentação da merenda escolar que é oferecida pelas escolas quando as aulas são presenciais. Porém, com a suspensão das aulas presenciais devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte e com a realização das atividades escolares na modalidade remota, a Secretaria Municipal de Educação elaborou kits com orientações de nutricionistas para suprir as necessidades nutricionais dos alunos.

A distribuição dos kits de alimentos as famílias dos alunos das Unidades de Educação Infantil (UEIs) das zonas Rural e Urbana do município foi realizada em março. Ao todo, 6.076 alunos das 39 UEIs receberam kits de alimentos nas Unidades de Educação Infantil. Ainda nesse primeiro trimestre, a SME iniciou a entrega de 11.700 kits de alimentos aos alunos das escolas municipais de Mossoró. O kit contêm alimentos industrializados e os produtos da agricultura familiar, dentre os itens, batata-doce, macaxeira e polpa de frutas. Os kits têm 30% dos produtos da agricultura familiar, cumprindo com o percentual exigido por lei.

“Entregamos hoje o kit escolar que compreende a mochila, livros e fardamentos para nossas crianças, corremos contra o tempo para agilizar esse processo. Também kits de alimentos para entorno de 20 mil famílias beneficiadas diretamente, recebendo o kit tanto de cereais como também de produtos da agricultura familiar que nós também estamos fazendo a entrega”, destacou o prefeito Allyson Bezerra.

As escolas municipais definiriam os cronogramas de entregas. Os pais dos alunos estão sendo comunicados qual data e horário devem comparecer para receber os kits de alimentos e itens escolares.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino tem mais de 20 mil alunos matriculados e todos serão beneficiados com os kits de alimentos. As aulas remotas do ano letivo de 2021 iniciaram em março como forma de prevenção à Covid-19, considerando o agravamento da pandemia no Rio Grande do Norte e ainda não há previsão de retomada das aulas presenciais.

Fonte: Assessoria