Via Poder 360

Foto: Reprodução/Globo News

O presidente Jair Bolsonaro se reunirá com dirigentes e articuladores do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), nos próximos dias, para discutir uma possível filiação à sigla. O chefe do Executivo tem dito que pretende definir sua nova sigla ainda neste mês.

Articuladores do partido têm indicado ao presidente Jair Bolsonaro e a seu filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) que podem entregar a estrutura da sigla, como é exigido pelo chefe do Executivo, para viabilizar a migração do presidente e de seus apoiadores.

Um dos nomes fortes do PRTB disse ao Poder360 que a chegada de Bolsonaro seria uma oportunidade para ambos os lados e que a possibilidade de filiação é “absolutamente viável, um casamento perfeito“. Segundo ele, o partido está “limpo” para a chegada do presidente. “Estamos em tratativas, é uma negociação complexa, há um esforço hercúleo”.

O PRTB, partido do vice-presidente Hamilton Mourão, era presidido por Levy Fidelix, que morreu na última sexta-feira, vítima de covid-19. Quem preside formalmente a sigla agora é Aldinea Fidelix, mulher de Levy. Mas é Levy Filho é quem vem conduzindo a legenda no lugar do pai.

O partido é uma das legendas cogitadas pelo presidente para tentar a reeleição em 2022. Os outros são o PMB (Partido da Mulher Brasileira) – que aprovou, no sábado, a mudança de nome para Brasil 35 – o Patriota, o PL (Partido Liberal), o PSC (Partido Social Cristão) e o Democracia Cristã.

Em março, Bolsonaro disse que estava “namorando” uma sigla na qual poderia ser dono de sua estrutura partidária, mas não disse qual. Antes já havia dito que, se seu novo partido, o Aliança pelo Brasil, não fosse formado até março, procuraria outro.

Em 24 de abril, o delator do mensalão, Roberto Jefferson, afirmou que Bolsonaro se filiaria ao Patriota. “O PR [Presidente da República] Bolsonaro se encaminhando para o Patriota. Combinamos de conversar com as coligações por Estados”, publicou em seu perfil no Twitter.

Flávio Bolsonaro (Republicanos-SP) disse em 23 de abril ao O Globo que o pai deve ir para um partido “menor”. Afirmou que está conversando com representantes do Patriota, PMB (agora, Brasil 35) e DC.