Um programa de computador que auxilia no tratamento de pessoas que tenham diminuído seus movimentos motores em virtude de acidentes, traumas e paralisia, acaba de receber o registro do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A invenção é fruto de parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) do Instituto Santos Dumont (ISD) e tem aplicação direcionada para a área da saúde, neuroengenharia e reabilitação.

Foto: Cícero Oliveira

Denominado Tempo de Reação, o Programa de Computador foi projetado para medir quanto tempo os pacientes, a partir do acionamento exclusivo dos membros superiores, demoram para reagir ao impulso. Nele, o usuário responde com um acionamento de botão quando um estímulo visual for apresentado. Com a medida, o tratamento pode ter melhores parâmetros, ajustando as estratégias.

Além desse PC, a UFRN também recebeu o registro do GERIFES.net, cuja ideia de uso gira em torno de sistematizar o processo de gestão de riscos nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O funcionamento se baseia no registro de todas as etapas do processo, desde o cadastro dos objetivos organizacionais, passando pelos eventos que podem comprometer o alcance desses objetivos, classificação dos riscos inerentes, definição da resposta ao risco, estabelecimento de atividades preventivas e, por fim, classificação dos riscos residuais. O Gerifes possibilita a emissão de diversos relatórios gerenciais, tornando ainda mais seguro o processo de tomada de decisão e, consequentemente, o alcance dos objetivos organizacionais. O registro foi realizado em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

A lista com os autores dos programas de computador está disponível no portal da AGIR, www.agir.ufrn.br, enquanto que as orientações a respeito dos procedimentos para realizar o pedido de registro de PCs são feitas na UFRN através da Agência de Inovação, pelo e-mail pc@agir.ufrn.br.. Com esses novos registros, a UFRN alcança 260 concessões de programas de computador. Dessas, quase uma centena aconteceu no último biênio.