A campanha Mossoró Vacina terá mais uma edição neste final de semana abrindo 11 Unidades Básicas de Saúde na cidade e contando com o reforço de 10 equipes de vacinação do ginásio do SESI. Desta vez, a campanha será estendida para atender pessoas que se enquadrem em vários tipos de comorbidades, bem como para a aplicação da segunda dose da AstraZeneca/Oxford.

A vacinação contra a Covid-19 obedecerá a norma técnica do Ministério da Saúde atendendo pessoas com 58 e 59 anos de idade que apresentem as seguintes comorbidades: Diabetes Melitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial, Doenças Cardiovasculares, Doença Cerebrovascular, Imunossuprimidos, Anemia Falciforme, Obesidade mórbida, Doenças renais crônicas.

Serão vacinados ainda pessoas com deficiência que estão inseridas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) na faixa etária de 55 a 59 anos de idade, além de pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos de idade. Esses dois grupos já começaram a ser vacinados na sexta-feira (30), no ginásio do Sesi.

“Por escalonamento etário é possível a gente vacinar as pessoas destes grupos de diversas comorbidades de uma maneira mais organizada, assim como aconteceu durante o período em que estávamos vacinando os idosos. Vamos começar atendendo quem tem de 58 e 59 anos de idade”, explica a secretária municipal de Saúde Morgana Dantas.

Durante o final de semana, a vacinação ocorre mediante livre demanda nos pontos de aplicação das doses. Já durante a semana, a vacinação ocorrerá nas 46 Unidades Básicas de Saúde, mediante agendamento.

Comprovação

As pessoas contempladas nos grupos das comorbidades deverão apresentar documento oficial com foto e cópia de qualquer comprovante que demonstre ter a comorbidade alegada e que consta na lista. Por exemplo: Exames, prescrição médica com indicação clínica, relatório ou laudo médico.

Poderão ser utilizados ainda os cadastros já existentes dentro das unidades de saúde.

Coronavac segue suspensa

Mossoró recebeu hoje (30) apenas 480 doses da Coronavac e devido ao quantitativo ser muito baixo, o município aguardará a chegada de mais doses do imunizante do Butantan para reiniciar a aplicação da segunda dose da Coronavac. Ou seja, não tera vacinação com Coronavac neste final de semana.

Já quanto a vacina da Astrazeneca/Oxford, o município recebeu um total de 5.400 doses.

UBS’s abertas no fim de semana, das 8h às 16h:

UBS Vereador Durval Costa (Walfredo Gurgel)

UBS Francisco Pereira de Azevedo (Liberdade 1)

UBS Raimundo Renê Dantas (Boa Vista)

UBS Dr. Joaquim Saldanha (Estrada da Raiz)

UBS Dr. Cid Salém Duarte (Abolição 4)

UBS Dr. José Fernandes de Melo (Lagoa do Mato)

UBS Enfermeira Conchita da Escóssia Ciarlini (Abolição 2)

UBS Dr. Sueldo Câmara (Aeroporto 2 – Quixabeirinha)

Centro Clínico Evangélico Edgard Burlamaqui (Centro)

UBS Chico Costa (Santo Antônio)

UBS Dr. Agnaldo Pereira (Conjunto Vingt Rosado)