Reprodução

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participaram nesta segunda-feira (24) de evento em Natal (RN) para entregar novos pontos do programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom), e ações de estímulo ao turismo no estado pelo Ministério do Turismo (MTur).

O encontro das pastas teve como foco a apresentação de iniciativas para a ampliação da conectividade e fomento ao turismo no Rio Grande do Norte. No âmbito do MCom, foram entregues 20 novos pontos de acesso à internet gratuita e de alta velocidade em municípios litorâneos do estado. “Estamos trazendo para o Rio Grande do Norte pontos do Wi-Fi Brasil que irão para as praias, pois assumimos o compromisso de conectar todos os pontos turísticos do Brasil”, destacou o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Por meio do Wi-Fi Brasil, foram instalados até agora no Rio Grande do Norte 336 pontos de acesso à internet.

Por sua vez, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, anunciou a liberação de recursos para conclusão da obra do teleférico de Santa Cruz (RN). Outro importante lançamento por parte do MTur foi a publicação de portaria que prorroga prazos de pagamento e aumenta os valores da linha de financiamento com recursos do MTur, ou Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Durante o evento, o ministro do Turismo ressaltou em seu discurso a iniciativa do MCom de ampliar a conectividade para as regiões turísticas do país: “Tenho certeza de que todo o setor do turismo será muito grato por essas ações de conectividade. Menos de 90 endereços turísticos do Brasil possuem conectividade turística e hoje assumimos o compromisso de levar conectividade para todos eles”.

Turismo 4.0

Um dos principais desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus é possibilitar que todos os brasileiros estejam conectados pela internet. Nesse contexto, o MCom e o MTur têm como missão executar ações de expansão da conectividade e de promoção do Turismo 4.0, cujo objetivo é a adoção da Internet das Coisas (IoT) no setor, criação de Polos Tecnológicos, Fóruns de Inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Com a disponibilização da conexão com a internet, o programa Wi-Fi Brasil viabiliza acesso às políticas de assistência econômica e social do Governo Federal, como o auxílio emergencial, além de ofertar mais oportunidades de emprego e empreendedorismo, educação, opções de entretenimento, telemedicina e diversos outros serviços essenciais para o desenvolvimento do país.

Para alavancar o setor turístico, a conclusão da obra do teleférico de Santa Cruz (RN) permitirá o transporte de moradores e turistas do centro da cidade até o Santuário de Santa Rita, que possui a maior imagem católica do mundo, com 56 metros de altura. As obras, divididas em quatro etapas, contam com recurso de mais de R$ 10 milhões do MTur.

Em outra frente, as alterações previstas na portaria do MTur – que prorroga prazos de pagamento e aumenta os valores financiáveis do Fungetur – vão possibilitar a extensão e/ou suspensão em até oito meses dos prazos de carência ainda em curso para início do pagamento da amortização, relacionadas aos financiamentos concedidos com recursos do Fungetur.