O Governo do Estado participa nesta quinta-feira (27) do lançamento da 26ª Fiart – Feira Internacional de Artesanato, que será realizada dias 04, 05 e 06 de junho em formato digital por causa da pandemia  conectada aos artesãos potiguares, expositores de outros estados e países e ao público em geral.

A Espacial Eventos, empresa realizadora da Feira vai lançar também o site www.fiart.com.br onde constam os 24 segmentos artesanais presentes, 57 lojas, exposição preços dos produtos.

O lançamento será transmido pelo canal da Fiart no Youtube a partir das 19h com apresentação de Priscilla Freire e show de Deusa do Forró além das participações especiais de Samara Alves, Júnior Santos e o cordelista Leidson Félix (Capitão Jack).

No comando da live de lançamento no canal Fiart no Youtube (www.youtube.com/channel/UCjn4_OZPblQkFd7pQcJ9uig), Priscilla Freire vai apresentar o show de Deusa do Forró com participações especiais de Samara Alves, Júnior Santos e o cordelista Leidson Félix (Capitão Jack).

Segundo a subcoordenadora do Programa Estadual do Artesanato do RN (Proarte) da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Graça Leal, este ano o Governo do Estado participa da Fiart com artesãos(ãs) e entidades que representam todas as tipologias da produção artesanal do RN. O Proarte/Sethas selecionou por edital 43 artesãos(ãs) e a Espacial, organizadoras da Fiart  convidou 90.

São quatro entidades, as Bordadeiras de Currais Novos, a Associação Rendeiras de Alcaçuz, a Cooperativa Mãos Artesanais de Timbaúba dos Batistas (COMART) e o Complexo Cultural Santá de Santa Cruz, além de artesãos(ãs) individuais, de culinária e de essências representando os dez territórios da Cidadania do RN.

O RN tem 9.355 artesãos segundo dados do Sistema Nacional de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) publicados dia 4 de maio de 2021 pelo Programa do Artesanato Brasileiro do Governo Federal.