O Rio Grande do Norte está com 24 municípios em zona de risco para a taxa de transmissibilidade [R(t)] da covid-19, com valor maior que 1,03 e menor ou igual a 2,00. O número indica uma melhor no índice levando-se em consideração que, há 15 dias, eram 72.

De acordo com o Laboratório de Inovação tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o estado não tem municípios com taxa maior do que 2,00, que são considerados em zona de risco. Por outro lado, 139 cidades possuem a taxa menor ou igual a 1,00. Além deles, quatro estão em zona neutra.

A maior taxa é registrada em Taboleiro Grande, com 1,50. A mais baixa é em Ouro Branco, com 0,40. A população em zona de risco é de apenas 130.474. Em contrapartida, 3.357.001 estão área de segurança para a transmissibilidade da covid-19.

De acordo com o Lais, a taxa de transmissibilidade é um indicador importante para analisar a pandemia do coronavírus. No entanto, o laboratório destaca que os dados não podem ser utilizados separadamente. “É preciso considerar outros indicadores nas avaliações dos contextos epidemiológicos”, apontou.

 

Imagem: reprodução/LAIS/UFRN