A próxima quinta-feira será decisiva para o rumo da Copa América no Brasil. Hoje, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, acatou o pedido da ministra Carmen Lúcia para realização de uma sessão extraordinária para discutirem como proceder com competição sul-americana sediada no país. As informações são do portal Lance.

No dia primeiro de junho, um dia após o anúncio por parte da Conmebol, CBF e governo federal, o processo para impedir a realização da Copa América foi protocolado no STF por meio de ações do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB). A partir da meia-noite desta quinta-feira, em plenário virtual, os ministros julgarão se o Brasil apresenta condições cabíveis para sediar a competição marcada para o próximo domingo.

Inicialmente, a Copa América seria realizada na Colômbia e Argentina. Contudo, em razão de protestos que dominaram o país, a Colômbia retrocedeu e vetou o torneio. Em seguida, sob nova quarentena por avanços da Covid-19, a Argentina também cancelou o evento.

Motivo de críticas nas últimas semanas, embora mais de 470 mil mortes confirmadas por conta da pandemia, o aval do governo Bolsonaro possibilitou a CBF aceitar realizar a competição da Conmebol.