Foto: Célio Duarte

A consulta pública realizada pela Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESEM), através do Programa Mossoró Mobilidade foi um sucesso. O balanço da participação da população foi divulgado nesta terça-feira (15), no Salão dos Grandes Atos, no Palácio da Resistência.

As sugestões foram enviadas através do portal do programa e WhatsApp, durante 15 dias. No total, foram 271 indicações. A maioria das opiniões foi de instalação de sinalização e criação de campanhas educativas para o trânsito.

“É fundamental escutar a opinião da população. A máxima do nosso governo é essa: Escutar a população, conhecer os problemas e procurar solução. Estamos querendo com esse programa, conseguir dar viabilidade para resolução desses dos problemas de mobilidade da nossa cidade”, destacou Allyson Bezerra, chefe do poder executivo.

“Sugiro asfaltar a Avenida Mota Neto, no bairro Aeroporto. A medida vai facilitar a locomoção de ambulâncias até o Hospital São Luís”, propôs Marcos ao Mossoró Mobilidade. Essa foi uma das centenas de sugestões recebidas pelo programa.

O prefeito Allyson Bezerra anunciou que seis grandes avenidas que foram indicadas no Mossoró Mobilidade, serão contempladas com asfalto. Uma delas é a Avenida Mota Neto, no bairro Aeroporto. A avenida faz ligação com outras duas vias bastante importantes para o município.

O diretor executivo de Mobilidade, Luís Correia, ressalta que a próxima fase do programa será o estudo de viabilidade técnica dos projetos sugeridos. “A campanha foi um sucesso. Os principais pontos sugeridos foram a implantação de semáforos, sinalização e criação de estacionamentos. A partir de agora vamos realizar um estudo de viabilidade técnica. O estudo será realizado na prática, com simulações de tráfego e acompanhamento dos condutores”, disse.

“Tivemos 15 dias de consulta pública, recebemos indicações dos quatro cantos da cidade. A participação da população foi incrível. Será um compromisso nosso, dar vez e voz a população. Com o Mossoró Mobilidade você indica e juntos construiremos uma mobilidade mais participativa e eficiente”, explicou Cledinilson Morais, secretário de mobilidade e trânsito.

Durante a divulgação do balanço das participações, o setor de engenharia da SESEM apresentou alguns projetos em fase de execução. São novos estacionamentos e adição de sinalizações em diversas regiões da cidade.

“Nossa equipe de engenheiros fará o estudo técnico de viabilidade e posteriormente iremos executar os projetos sugeridos pela população. Na prática, a população vai ver que sua sugestão foi muito importante para a mobilidade da nossa cidade”, disse Luís Correia.

O gestor municipal destacou ainda que o município vai executar novas campanhas educativas para conscientizar a população sobre segurança no trânsito. “A melhor forma de você conseguir formar o cidadão é através da conscientização. Vamos iniciar novas campanhas educativas, assim como foi feito no Maio Amarelo. Essas ações são muito importantes para a melhoria do trânsito”, finalizou Allyson.

Fonte: Assessoria