O PSL busca filiar o apresentador de televisão José Luiz Datena, em uma operação que está “bem encaminhada”, segundo o presidente do diretório estadual da legenda em São Paulo, deputado Junior Bozzella. A ideia seria lançá-lo na disputa para presidente da República em 2022, disse o deputado ao Poder360.

Datena atualmente é filiado ao MDB e já ensaiou em diversos momentos ser candidato a algum cargo, mas costuma desistir no meio do caminho. Em 2016, por exemplo, anunciou ao vivo que não seria candidato a prefeito de São Paulo. Em 2018, era cotado para ser candidato a senador, mas não concorreu. Seu nome também circulou em 2020, mas ele ficou novamente fora da disputa pela prefeitura da capital paulista.

O PSL ganhou relevância nacional em 2018 ao eleger 52 deputados federais na onda de Jair Bolsonaro. Depois, o presidente da República entrou em conflito com a direção da legenda e a deixou. Seus aliados que ficaram presos à sigla por regras de fidelidade partidária também devem desembarcar no ano que vem rumo à legenda à qual Bolsonaro se filiar. O Patriota é o destino mais cotado atualmente.

O PSL busca se reconstruir para não repetir no ano que vem o mau desempenho da eleição de 2020, quando elegeu apenas 91 prefeitos nos 5.570 municípios do Brasil mesmo sendo um dos partidos com mais recursos. Bozzella disse à reportagem que está próximo de fechar acordo pra filiar Kim Kataguiri (DEM-SP, deputado federal) e Arthur do Val (Patriota-SP, deputado estadual). Eles são do MBL (Movimento Brasil Livre), movimento que já tem o vereador de São Paulo Rubinho Nunes no partido.

O grupo busca uma legenda que tope lançar Arthur do Val na disputa pelo governo do Estado de São Paulo.

Blog do Magno