Por José Carlos Werneck

O esforço conjunto entre a vacinação acelerada, que já ultrapassou as 100 milhões de doses, e atuação dos profissionais de saúde fez a média de mortes por covid no Brasil desabar e praticamente decretar o fim da segunda onda e, ao que tudo indica, o início do fim da pandemia.

Segundo dados fornecidos pelo Conass, a média diária atual é de 1.565 e, apesar de alta, é a menor desde 8 de março, quando no Brasil eram registradas 1.540 mortes por dia.

MENOS CONTAMINAÇÃO – Outra excelente notícia é a queda da média de casos registrados, que caiu para 55,2 mil, a menor em quatro meses, ainda segundo o painel do Conass, com a média atual de mais de um milhão de doses aplicadas por dia, há expectativa de que as mortes caiam abaixo de mil em algumas semanas. Segundo o vacinabrasil.org, o Brasil já vacinou mais de 74 milhões de pessoas, e imunizou mais de 26 milhões com a 2a dose ou dose única.

USE A MÁSCARA – Os EUA reduziram casos para 36,6 mil e mortes para 627 por dia, além de vacinar 46,2% da população, antes de suspender o uso de máscaras. É importantíssimo continuar com as medidas profiláticas como rigor nos hábitos de higiene, esterilização com álcool, distanciamento social e o uso de máscaras. E pensar que tem gente que ainda insiste em negar a importância das vacinas!