Ao falar, ontem, com exclusividade para o Nordeste, numa entrevista ao Frente a Frente, o apresentador José Luiz Datena, da Band em São Paulo, não se inibiu em bater no presidente Bolsonaro nem tampouco no ex-presidente Lula. Datena é uma aposta do PSL de construção da terceira via na disputa pelo Planalto, num movimento deflagrado pelo presidente nacional da legenda, Luciano Bivar, coincidentemente pelo mesmo partido que Bolsonaro se elegeu em 2018.

Datena já tem o discurso alinhado na ponta da língua para entrar no embate frente a Bolsonaro e Lula. Sobre o presidente da República, disse que há um processo claro de derretimento do Governo, principalmente depois das denúncias de cobrança de propinas na compra de vacinas. “Hoje, Bolsonaro já perdeu 25% dos eleitores que votaram nele e apostaram numa grande mudança, segundo apontam as pesquisas de intenção de voto”, assinalou.

Quanto a Lula, disse que não pretende entrar, de imediato, numa guerra aberta, mas fica claro, segundo ele, que o Supremo o tirou da cadeia para derrotar Bolsonaro. “Soltaram Geddel, Palocci e Eduardo Cunha para beneficiar Lula com a anulação da leitura de prisão em segunda instância pelo STF. Não quero uma briga aberta com o Lula, mas tiraram ele da cadeia para derrotar Bolsonaro”, afirmou.

Para Datena, no momento em que o Supremo salvou Lula, abriu as portas do inferno na cara da sociedade sem proteção. “Até chefe do PCC tiraram da cadeia com o fim da prisão em segunda instância. Lula, que montou uma das maiores quadrilhas dos últimos tempos no Brasil, não foi inocentado. Foi apenas anistiado, porque foi mal julgado e mal investigado. Sabe quando haverá um novo julgamento das penas graves que ele cometeu? Nunca mais”, desabafou.

O apresentador diz que não tem medo de enfrentar nenhum dos dois candidatos bem posicionados na pesquisa, mas que não pode se apresentar como candidato de si próprio, atrair o maior número de partidos aliados e aceitação popular. “Política é destino, dizia Tancredo. Primeiro, tem que aparecer os partidos que me apoiem. Já tentei sair prefeito de São Paulo, meu nome chegou a ser ventilado a vice do prefeito Bruno Covas, mas só entro com segurança esse caminho, não vou me ferrar por causa desses caras. “A maior malandragem é o cara ser honesto”, dizia meu pai”.

Paixão pernambucana – Simpático e acessível, Datena revelou, ontem, antes da entrevista, sua paixão por Pernambuco. Relembrou o tempo em que esteve com muita frequência no Recife apresentando o Verão Vivo, na praia de Boa Viagem, criado pelo saudoso Luciano do Vale, que morou por muito tempo no Estado, com residência fixa em Porto de Galinhas. “Eu sobrevoava o litoral, esse litoral lindo e maravilhoso na cobertura do Verão Vivo”, disse. O apresentador também atuou muito no Nordeste, segundo ele, na transmissão de jogos pelo campeonato brasileiro como narrador.

Pau nos governadores – Na mesma entrevista, Datena fez um duro ataque aos governadores em geral, principalmente os nordestinos que, segundo ele, desviaram recursos federais da pandemia e cometeram o crime de comprar respiradores para porcos. “Esses (os governadores) acusam Bolsonaro de Genocida, mas são, igualmente, negacionistas”, disse. Para ele, o Brasil continua com políticos que confundem o que está na Constituição, de que se governa para o povo. “Muitos governam para o bolso e pelo bolso”, ironizou.

Blog do Magno Martins