O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou, por meio de nota, que “patriotas são aqueles que unem o Brasil, e não os que querem dividi-lo”. Sem citar nomes, Pacheco também disse que o Congresso “não permitirá retrocessos”.

“O diálogo entre os Poderes é fundamental e não podemos abrir mão dele, jamais. Fechar portas, derrubar pontes, exercer arbitrariamente suas próprias razões são um desserviço ao país. Portanto, é recomendável, nesse momento de crise, mais do que nunca, a busca de consensos e o respeito às diferenças. Patriotas são aqueles que unem o Brasil, e não os que querem dividi-lo”, escreveu Pacheco nas redes sociais.

Em seguida, ele declarou que “os avanços democráticos conquistados têm a vigorosa vigilância do Congresso, que não permitirá retrocessos”. Mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também se manifestou. Sem mencionar nomes, disse que o Brasil “precisa de mais trabalho e menos confusão”. Afirmou que a Câmara está “vigilante e soberana”. Definiu-se como “um ferrenho defensor constitucional da harmonia e independência entre os Poderes”.

O Globo e Poder 360