O PIX não completou nem um ano em operação, mas já é o segundo meio de pagamento mais usado pelos brasileiros nas contas à vista, ficando atrás apenas do dinheiro, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), antecipada ao G1. De acordo com o levantamento da pesquisa, as modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são dinheiro (71%), PIX (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%).

A CNDL explicou que a preferência pelo PIX é justificada para 83% dos usuários pela rapidez e a praticidade, seguido de evitar ou minimizar contato físico com máquinas e/ou pessoas (34%).

“O número de usuários que já fizeram ao menos uma transação por PIX está próximo de 80 milhões. Vale lembrar que essa novidade ainda não completou nem um ano de operação”, apontou em nota ao G1 o presidente da CNDL, José César da Costa.

O queridinho dos brasileiros perde preferência nas compras em lojas físicas. Nestas, o cartão de débito sai na frente (32%), seguido pelo cartão de crédito (30%), e pelo dinheiro (25%) como meios mais utilizados.

Já nos pagamentos de compra online, o cartão de crédito é o preferido (52%). O dinheiro é o meio mais utilizado para pagamentos de contas de consumo (32%).