Na noite desta quarta-feira, 1°, a Prefeitura de Mossoró avançou para ampliação e modernização do sistema de iluminação pública. O Município, através da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), lançou o programa “Mossoró Iluminada” que irá substituir neste ano 10 mil lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED.

O lançamento do “Mossoró Iluminada” aconteceu na Praça do Alto de São Manoel e contou com as presenças do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores, entre outras autoridades. Na solenidade, o Executivo municipal apresentou os objetivos do programa, bem como metas, benefícios e investimentos.

O programa prevê além da substituição das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, a expansão da rede, levando iluminação pública para localidades que ainda não contam com o serviço. “O nosso objetivo é iluminar toda a cidade de Mossoró com lâmpadas de LED. Isso é importante para levar eficiência energética, reduzindo custos e ainda maior luminosidade e aumento da segurança. O trabalho está sendo realizado na cidade e ainda na zona rural. Estamos também ampliando a rede com cronograma definido para atender aos bairros e comunidades de toda Mossoró”, destacou o prefeito Allyson Bezerra.

As equipes da SEIMURB trabalham todos os dias da semana. De segunda a sexta-feira instalando lâmpadas nos bairros da zona urbana e nos finais de semana nas comunidades da zona rural. “Assumimos o desafio de trocar todas as lâmpadas de Mossoró instalando luminárias de LED. Isso traz eficiência energética, mais luminosidade, modernidade, segurança para melhorar a vida da população e uma série de benefícios proporcionados pela tecnologia”, evidenciou Rodrigo Lima, secretário municipal de Infraestrutura.

 

A população do bairro Alto de São Manoel e adjacências acompanhou de perto o lançamento do programa Mossoró Iluminada. “Aqui, por exemplo, trouxe muitos benefícios para a praça. Nós costumamos caminhar e com a iluminação em LED ficou melhor, pois estava muito escuro. Além disso, aqui no bairro existiam trechos muito escuros que agora estão iluminados, trazendo mais segurança. A gente pode agora sair mais a vontade sem medo. Graças a Deus que estão tirando essas lâmpadas amarelas e colocando as mais modernas”, disse Maria Lúcia, representante de vendas.

Mais segurança é um dos principais benefícios que o programa traz para o dia a dia dos mossoroenses. “A segurança pública não se faz só com efetivo nas ruas. A iluminação pública é um dos pontos importantes que contribuem significativamente com a segurança pública da nossa cidade”, pontuou Cledinilson Morais, secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito.

“Gostaria de reforçar os benefícios que esse programa vai trazer para a população. Ele irá contribuir para uma redução do faturamento da energia pública do município, melhoria na qualidade da iluminação, com mais segurança, melhorias no transporte, liberdade ir e vir. Gostaria de parabenizar aos desenvolvedores e executores do projeto e também a população que vai ganhar muito com a ação que vai trazer desenvolvimento da cidade”, comentou Talles Medeiros, supervisor regional do setor Oeste da Cosern.

Daniela Lopes, a assistente de RH, moradora do bairro contemplado com as melhorias, esteve presente na Praça do Alto de São Manoel. “Está melhorando muito a nossa vida, pois se trata de uma iluminação mais clara, com destaque para o custo-benefício, facilitando bastante a nossa vida. Aqui na praça, por exemplo, o pessoal gosta muito de caminhar, praticar esportes e isso já está sendo muito importante para todos nós”, celebrou.

As lâmpadas de LED representam diminuição na poluição ambiental e ainda possuem vida útil mais longa. “Vai trazer muita segurança, pois com as ruas escuras ficamos inseguros. Tem mesmo é que trocar essas luzes amarelas por LED. Uma coisa muito boa que a Prefeitura fez no conjunto Vingt Rosado: trocou todas as luzes e agora está tudo claro, antes era escuro e nós tínhamos medo de assaltos”, relatou Maria Gorete, agente administrativo.

A meta da Prefeitura é até o final de 2023 substituir todas as lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia de LED no município.

Bairros com 100% de iluminação em LED: Santa Delmira, Pintos, Liberdade I, Planalto Treze de Maio, Alameda dos Cajueiros, Parque Universitário, Vingt Rosado (primeira e segunda etapa), Ilha de Santa Luzia, Aeroporto II.

Comunidades rurais com 100% de iluminação em LED: Cabelo de Nego, Solidão, Independência, Cristais, Melancias, Mulunguzinho, Córrego Mossoró, Comunidade 31.

Fonte: Assessoria