Detran abre Semana Nacional de Trânsito em solenidade nesta sexta-feira.
Com o tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas”, a Semana Nacional de Trânsito 2021 (SNT) ocorre de 18 a 25 de setembro com a participação do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) e apoio de outros órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. A abertura oficial da Semana ocorre nesta sexta-feira (17), às 9h, no auditório do Sest/Senat, em Natal, onde ocorre amostras institucionais e lançamentos de projetos.
A ideia é envolver a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de se comportar no trânsito. O plano é fomentar nos condutores, seja de caminhões, ônibus, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro e cada vez mais próximo do respeito e da valorização da vida.
Durante todo o período da Semana Nacional de Trânsito, o Detran, juntamente com as instituições que fazem parte do Programa Vida no Trânsito (PVT), vão realizar diversas atividades dentro de um cronograma que integra todos os participantes num objetivo comum, que é a redução da violência no tráfego e a preservação da vida.
O cronograma de atividades consta curso gratuito de pilotagem consciente para motociclistas; operação de comando educativo durante a realização da Meia Maratona do Sol; ações educativas dentro do projeto Viva + RN, na Via Costeira; Comando Educativo itinerante em cidades do interior do Estado; passeio ciclístico; entrou outras ações.
Nesse sentido, haverá distribuição de material informativo, entrega de brindes com a logomarca da campanha educativa do Detran, utilização do teatro pedagógico, e ainda abordagens esclarecendo sobre temas como legislação e segurança de trânsito. Além do trabalho educativo, o Detran vai intensificar as ações de fiscalização de trânsito por meio da Operação Lei Seca.
A SNT é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável de valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito.
Fonte: Assessoria