O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que o Brasil terá redes de 5G puras funcionando já neste ano de 2021 no país, em pelo menos cinco capitais, entre elas São Paulo. Ainda segundo o ministro, o leilão do 5G deve ocorrer entre os dias 20 e 21 de outubro.

“No natal já teremos cidades utilizando o 5G standalone. Muitos CEOs já mostraram interesse em começar as instalar as antenas em cidades já no dia seguinte ao leilão. O Brasil vai se colocar perante o mundo em termos de economia digital. Alguns países saíram na nossa frente em termos de 5G, mas nós vamos recuperar o tempo perdido”, disse Fábio Faria.

O governo deve publicar em breve um decreto que flexibiliza a construção da rede privativa de 5G. o ministro Fabio Faria já adiantou que o decreto está pronto e trata também da rede privativa do Governo.

Para a realização do leilão 5G, o governo aguarda apenas a liberação da Anatel, que deve ocorrer nos próximos dias. A aprovação pela autarquia é a última etapa necessária antes da publicação do edital do certame, que deve movimentar cerca de 45 bilhões de reais para levar a tecnologia 5G a todas as 27 capitais do país até julho de 2022.

Em paralelo, o leilão de 5G também prevê recursos para internet na educação. Segundo o ministro, 80% das escolas receberão melhoria de tecnologia e as escolas rurais ou em localidades abaixo de 600 mil habitantes, receberão internet via Wifi Brasil, que é um programa do ministério em parceria com a Telebras, no qual é distribuída gratuitamente a antena que capta o sinal do satélite.