Aconteceu na tarde desta quinta-feira (23), no Parque Municipal Maurício de Oliveira, o lançamento do programa “Mossoró Verde”. A iniciativa da Prefeitura de Mossoró visa melhorar as condições de arborização no município ocupando áreas verdes na proposta de cidade sustentável. Na ocasião, o município apresentou dados acerca do programa, como objetivos e estratégias.

O programa “Mossoró Verde” busca o fortalecimento das políticas de educação ambiental; mobilização da população; promoção de bem-estar climático e ambiental; melhoria dos indicadores de sustentabilidade socioambiental do município.

São ações que visam gerar melhorias na qualidade de vida da população. “Nós vamos realizar um trabalho para arborização de Mossoró que envolve a produção e distribuição de mudas para beneficiar toda a população. Além de arborizar os nossos equipamentos públicos, as pessoas ainda vão participar do processo, contribuindo, nos ajudando, levando para a sua casa uma muda para também fomentar o desenvolvimento. Nós estamos apresentando também o “Amigo Verde”, uma iniciativa onde as pessoas irão ser parceiras, cuidando de praças, árvores em canteiros.”, explicou Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró.

O planejamento do “Mossoró Verde” prevê a produção de 25 mil mudas por ano e distribuição de 10 mil mudas por ano à população. “Nós da Secretaria de Agricultura vamos fazer a produção de mudas e vamos executar os serviços na zona rural. Nós vamos trabalhar uma comunidade mensal e fazer, levando as mudas para cada localidade que será contemplada. A nossa produção que já abastece os parques e jardins agora chegará à zona rural”, pontuou Faviano Moreira, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

As ações serão executadas em parceria com as secretarias municipais, dentre elas: plantio de mudas em praças, canteiros centrais, unidades básicas de saúde, escolas e outros equipamentos da Prefeitura de Mossoró.

“É um programa para arborizar a nossa cidade. Já vamos começar no domingo, iniciando as atividades na Avenida Centenária, na região da Quixabeirinha. Iremos arborizar as principais vias num trabalho constante. Vamos trabalhar com plantas frutíferas e ainda nativas para proporcionar conforto à população que também receberá mudas para realizar o plantio”, destacou Rodrigo Lima, secretário municipal de Infraestrutura.

O programa “Mossoró Verde” irá dotar em até 4 anos os canteiros centrais de vegetação nativa. “Nós vamos trabalhar com as seguintes frentes: produção, distribuição, plantio e zona rural. Nossa intenção é arborizar campo e cidade. Uma cidade mais arborizada promove melhorias na qualidade de vida e ainda a preservação da biodiversidade como um todo. A cidade mais arborizada vai ser importante para mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, frisou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental.

A solenidade de lançamento contou com a presença do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores, representantes de universidades, entidades, instituições públicas e privadas, servidores do município e visitantes do Parque Maurício de Oliveira.  Na ocasião, ainda foi promovido plantio de mudas e apresentação cultural do poeta Antônio Francisco, destacando as nossas potencialidades naturais por meio de sua arte.

Fonte: Assessoria