SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA UERN PELOS SEUS 53 ANOS DE HISTÓRIA POR PROPOSIÇÃO DO VEREADOR PROFESSOR FRANCISCO CARLOS

 

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi homenageada nesta quinta-feira (23) em sessão solene na Câmara Municipal de Mossoró, proposta pelo vereador Professor Francisco Carlos, em comemoração aos 53 anos de história da universidade, celebrados na próxima terça-feira, 28 de setembro. Francisco Carlos, que também é professor da instituição, propõe a solenidade pelo oitavo ano consecutivo.

O vereador Francisco Carlos iniciou seu discurso enaltecendo o papel transformador da UERN para o Estado do Rio Grande do Norte em todas as áreas do conhecimento. Por isso, segundo ele, a sessão solene deve ser também um espaço para defesa e promoção da universidade. “A UERN é uma das mais importantes instituições sediadas no solo potiguar. Oferece uma contribuição para o desenvolvimento econômico, social, ambiental, cultural do nosso estado e da cidade de Mossoró de uma forma muito especial. Merece nossa atenção e respeito.”, argumentou.

Logo depois, o parlamentar lembrou as muitas lutas e dificuldades que a UERN enfrentou em cada época ao longo de sua existência para poder se consolidar como uma instituição socialmente referenciada. “A história da universidade não é uma história só de vitórias e de conquistas. É também uma história de muita luta. Durante sua trajetória teve que reagir, teve que se impor a algumas pessoas que não compreendiam e que ainda hoje não compreendem o valor da educação pública, gratuita e de qualidade que a UERN oferece.”, destacou.

O Professor Francisco Carlos ainda cobrou o cumprimento da efetivação da autonomia financeira da UERN, compromisso assumido pela atual governadora do RN Fátima Bezerra. “Gostaríamos de aproveitar o momento e reafirmar a necessidade do Governo do Estado assegurar a autonomia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Precisa também do seu plano de cargos, carreiras e salários. O último reajuste salarial concedido na UERN ocorreu no ano de 2012.”, afirmou.

A reitora em exercício, Fátima Raquel, agradeceu a iniciativa do Professor por ele estar sempre defendendo e promovendo o nome da instituição na Câmara Municipal de Mossoró. “Professor Francisco Carlos, nosso professor, autor dessa tão linda sessão, muito obrigada por esse momento.”, disse Raquel.

A reitora eleita da UERN, Cicilia Maia, também reconheceu as inúmeras defesas e atenção que Francisco Carlos sempre tem com a UERN. “De imediato eu agradeço ao vereador Professor Francisco Carlos pela propositura da sessão. Ficamos sempre muito honradas em celebrar o aniversário da universidade com o nosso povo. Fica aqui a nossa gratidão em nome do Professor Francisco Carlos a todos os vereadores, mas acima de tudo também pela defesa desta importante instituição.”, pontuou a reitora eleita.

HOMENAGEM COM TÍTULO DE CIDADÃ MOSSOROENSE

 

Francisco Carlos indicou o nome da professora do Departamento de Informática da UERN, Jéssica Neiva, para ser homenageada com o Título de Cidadão Mossoroense pelos relevantes serviços que ela desenvolveu ao longo dos últimos anos em benefício do desenvolvimento da cidade.

Fonte: Assessoria