A primeira estação compartilhada de televisão digital do programa Digitaliza Brasil será instalada no município de Tenente Ananias, no Rio Grande do Norte (RN). A inauguração foi anunciada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, que visitou, nesta segunda-feira (27), a cidade de Pau dos Ferros (RN), cidade vizinha, no estado potiguar.  A ação marca a última fase da transição da TV analógica para a TV Digital e irá beneficiar toda a região Nordeste.

Com o programa Digitaliza Brasil, o sinal digital será levado para 1.638 municípios do país  que, atualmente, transmitem apenas em sinal analógico. Segundo a pasta, o processo de digitalização nessas localidades será concluído até 2022 e irá beneficiar mais de 23 milhões de brasileiros. As primeiras cidades convocadas para aderir ao Digitaliza Brasil são da região Nordeste. A pasta já lançou quatro editais do programa que contemplam 580 cidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Como explicou o ministro, o Digitaliza Brasil vai possibilitar que a TV Digital alcance os municípios mais distantes. Com uma antena compartilhada, o sinal vai chegar a Tenente Ananias com pelo menos oito canais de TV, incluindo o sinal da TV TROPICAL, filiada da RECORD TV. A novidade permitirá que a emissora amplie a sua cobertura em mais de 170 cidades do país. Além do maior número de canais, o telespectador contará com imagens com mais qualidade,  melhor definição e sem ruídos.

Portal da Tropical