Por Willian Robson

Como se sabe, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho está em campanha. Em evento em Caraúbas, lotou um palanque de apoiadores no seu desafio de ocupar uma vaga para o Senado. Em espécie de comício, criticou o Governo Fátima (PT), recebeu afagos do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB) e seguiu para Mossoró nesta segunda-feira (27) para continuar sua peregrinação em busca de apoios, utilizando para isso os recursos federais, máquinas e tratores entregues a municípios a possíveis apoiadores.

Mossoró só serviu de base para seu projeto político. Não deixou qualquer benefício na cidade, não convidou o prefeito Allyson Bezerra para as solenidades que protagonizou, nem sequer teve contato com a maior autoridade da cidade.

A indelicadeza de Rogério Marinho à cidade teve este símbolo, o do desprezo aos mossoroenses, sobretudo, na pessoa do prefeito. Na passagem por Mossoró, ao lado dos deputados Beto Rosado (PP) e General Girão (PSL), deixou a todos os mossoroenses frustrados. Em entrevista ao site Mossoró Hoje, ele disse que estava em Mossoró para três importantes eventos: lançamento da Rota da Fruticultura, entregar o dessalinizador do Programa Água Doce na zona rural de Mossoró, e entregar equipamentos a 39 municípios. “São tratores, compactadores, caminhões”, diz o ministro. Nada disso para Mossoró.

Sobre o dessalinizador, eu falei para o ministro que quem instalou realmente foi a prefeitura ainda no início do ano. Porém, outras comunidades também precisam. O ministro está aqui e eu espero que alguma coisa venha para a cidade de Mossoró”,

Prefeito Allyson Bezerra

O prefeito Allyson Bezerra se manifestou. “Sobre o dessalinizador, eu falei para o ministro que quem instalou realmente foi a prefeitura ainda no início do ano. Porém, outras comunidades também precisam. O ministro está aqui e eu espero que alguma coisa venha para a cidade de Mossoró”, afirmou.

Como citado, nada veio para Mossoró. Pelo contrário, a cidade foi amplamente desprestigiada no evento que ocorreu na Câmara de Dirigentes Lojisttas (CDL) e onde o prefeito Allyson também compareceu e apresentou queixas e demandas.  Rogério Marinho, por sua vez, não fez entrega de qualquer benefício para cidade. As dezenas de máquinas estacionados na Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA)  foram entregues por ele e pelo deputado federal Benes Leocádio aos prefeitos da região, durante visita pessoal nestas cidades. Nenhuma para Mossoró. As cerimônias oficiais se tornaram palanque de campanha de quem pretende chegar ao Senado e ao Governo, respectivamente.

Segundo o Mossoró Hoje, a agenda que estava prevista ao lado do prefeito para às 15h no Assentamento Cheiro da Terra, foi antecipada pelo ministro para às 13h, sem que o cerimonial do Palácio da Resistência tomasse conhecimento, muito menos o prefeito Allyson.Ato de desrespeito e de soberba.

Allyson, por sua vez, manteve a diplomacia em busca de destravar projetos em Brasília.”Estamos aguardando liberação de recursos de muitos projetos. Do saneamento integrado, de pavimentação… Pedi ao ministro a perfuração de poços para a zona rural e mostrei a ele que Mossoró tem a maior área rural do Estado, com o maior pólo rural do RN e  um dos maiores do país que é a Maísa. Eu pedi uma atenção especial”, comentou em entrevista na CDL.

Não é possível nos dias atuais, a gente sofrer com a falta de água. Eu já adiantei para o ministro e disse: olha, eu sei que as dificuldades lá em Brasília, muitas vezes, esbarram em projetos. Estamos aqui elaborando os projetos de adutora para o Piquiri, Passagem de Pedras. Estamos fazendo os projetos, como a iluminação do anel viário de Mossoró. Estamos com equipe integrada. O que falta realmente é o ministro dar uma atenção especial a Mossoró”, afirmou. Faltou respeito também.