A esquerda brasileira capitaneia, hoje, atos contra o Governo Bolsonaro. Várias centrais sindicais e frentes, como Central Única dos Trabalhadores, Brasil Popular, Direitos Já e Povo sem Medo, organizam as manifestações. De acordo com eles, há pelo menos 260 protestos marcados em 251 cidades e 16 países. As pautas se concentram em temas como desemprego, fome, inflação e repúdio à Reforma Administrativa (PEC 32).

Líderes de ao menos 21 partidos confirmaram presença na Campanha Nacional Fora Bolsonaro – como é intitulado o ato: PT, PSOL, PSB, PSD, MDB, PSDB, DEM, PV, PSL, UP, PCB, PSTU, PCO, PCdoB, PDT, PL, Rede, Podemos, Cidadania, Solidariedade e Novo. Mesmo com a esquerda predominando nos protestos, são esperados nomes do centro à direita.

Em Pernambuco, seis cidades têm atos marcados: Araripina, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Recife, que terá a Praça do Derby, na área central da capital pernambucana, como o ponto de concentração, a partir das 9h. O trajeto está previsto para seguir vias importantes do Centro, com destino ao Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio.

Existe uma expectativa dos organizadores de que esta seja a maior manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) este ano. No último dia 12, protestos marcados por grupos de direita, como Movimento Brasil Livre, Vem Pra Rua e Livres, tiveram baixíssima adesão. Cinco pré-candidatos à Presidência chegaram a comparecer em São Paulo: Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB), Simone Tebet (MDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Alessandro Vieira (Cidadania).

Antes, no feriado da Independência, houve grande mobilização em prol do chefe do Executivo, sob um clima de tensão quanto aos desdobramentos. Na ocasião, Bolsonaro disse que não mais obedeceria a decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, a quem chamou de “canalha”. Dois dias depois, fez uma declaração à Nação, com a ajuda do ex-presidente Michel Temer (MDB), baixando a temperatura e evitando uma ruptura entre os Poderes.

Hoje, os maiores protestos são aguardados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nomes como Ciro Gomes, Fernando Haddad (PT) e Guilherme Boulos (PSOL), que disputaram a Presidência em 2018, devem marcar presença, às 13h, na Avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). A ver se as manifestações cumprirão a expectativa.

Por Houldine Nascimento