Foto: ETTORE FERRARI/EFE/EPA – 31.10.2021

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reuniu-se hoje com o secretário-geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Mathias Cormann. O Brasil busca a entrada no grupo das 35 economias mais avançadas do mundo. As informações são do Poder360.

A reunião contou com a presença da comitiva de ministros que acompanha o chefe do Executivo no G20. Entre eles estão Paulo Guedes (Economia), Marcelo Queiroga (Saúde), General Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), João Roma (Cidadania), Braga Netto (Defesa) e Carlos França (Relações Exteriores). Carlos Bolsonaro, vereador pelo Rio de Janeiro e filho 02 do presidente, também estava no encontro.

A OCDE analisa atualmente um plano para a entrada de 6 novos países. Antes, a organização considerava apenas uma vaga. Os outros 5 países candidatos ao grupo além do Brasil são Argentina, Bulgária, Croácia, Peru e Romênia.

Depois do encontro com Cormann na embaixada brasileira em Roma, Bolsonaro afirmou em entrevista à CNN Brasil que esta mudança pode facilitar o ingresso do Brasil no grupo. “Nós queremos a ascensão à OCDE e ele (Comman) é simpático à nossa posição. Sabemos que é, ele tem falado. É difícil, mas pelo que tudo indica, ao invés de um país, a ideia de 6 países simultaneamente entrarem na OCDE… isso facilita se essa tese for avante”, disse o presidente.

Já Cormann disse considerar o país  um parceiro-chave do grupo, mas disse que a entrada na OCDE depende do conselho da organização. “O Brasil fez esforços muito grandes para participar”, destacou, “mas faz parte de um processo para decidir quais [países] devem fazer parte”, explicou Comman, que destacou que o governo brasileiro cumpriu mais de 100 normas para ingresso na organização.