A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza nesta quinta-feira (4/11) a maior licitação da história das telecomunicações no Brasil, o leilão do 5G, a quinta geração da internet móvel. Superando as expectativas do setor, 15 empresas se inscreveram para o certame. A quantidade significativa de candidatos pode fazer com que a sessão termine apenas na sexta-feira (5/11).

De acordo com o edital publicado pelo órgão, a licitação deve movimentar R$ 49,7 bilhões. O evento ocorre na sede da Anatel, em Brasília (DF), com presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, do presidente da Anatel, Leonardo de Morais, e de conselheiros da agência. O chefe do Executivo federal, presidente Jair Bolsonaro (sem partido), também participa da solenidade.

Estarão presentes o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães; e os ministros Paulo Guedes (Economia); Tarcísio Gomes (Infraestrutura); Ciro Nogueira (Casa Civil); e Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência).

A cerimônia de abertura com a presença do mandatário do Executivo federal atrasou o início do leilão, marcado para ocorrer a partir das 10h. Agora, não há horário previsto para a abertura das propostas de cada lote.

A primeira etapa do leilão foi realizada no último dia 27, com a entrega dos documentos por parte de empresas e consórcios. A expectativa do governo é de que o 5G comece a ser ofertado até julho de 2022, chegando primeiramente às capitais brasileiras.

Metrópoles