Via Oeste em Pauta

Reprodução

Decisão do presidente Jair Messias Bolsonaro em anunciar que decidiu disputar a reeleição pelo PL, em 2022, trará consequências significativas para a politica do Rio Grande do Norte.

O PL do RN liderado pelo deputado federal, João Maia ocupa importantes cargos no Governo da petista Fátima Bezerra. Com a chegada de Jair Bolsonaro, não tem como o partido de João Maia continuar aliado de Fátima, o que vai provocar mudanças no atual quadro de cargos comissionados em todos os escalões do governo. Além disso, a chegada do presidente ao PL, trará reflexos diretos na formação da nova geografia politica no estado.

João Maia, que lidera atualmente os deputados George Soares, Kleber Rodrigues e Ubaldo Fernandes, tem ainda 20 prefeitos filiados aos PL. O partido de João só perde hoje para os dois maiores: MDB que tem 38 e o PSDB, com 31 prefeitos. Muitas alterações devem se registrar a partir de agora. Vamos aguardar.

A filiação do presidente ao Partido Liberal ocorrerá ainda neste mês e representa sua nona mudança de sigla desde que ingressou na política, em 1988. Bolsonaro preferiu o PL ao Progressistas (PP), com o qual vinha negociando, por avaliar que terá ali mais autonomia para influenciar as decisões da Executiva e os diretórios regionais do que teria em outra legenda.

Presidente nacional e “dono” do PL, o ex-deputado Valdemar Costa Neto confirmou ter conversado ontem com Bolsonaro, que avisou já ter comunicado sua decisão ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. “Ele disse para mim que falou com o Ciro hoje (ontem). E que o Ciro entendeu. Então, vamos tocar para frente o assunto e ver quando vamos fazer essa filiação”, afirmou Costa Neto ao Estadão.