Foto: Divulgação / PSDB

PSDB informou nesta sexta-feira, 26, que vai retomar as prévias do partido para as eleições presidenciais de 2022 neste sábado, 27, das 8h às 17h. A votação começou no último domingo, 21, mas foi suspensa após falhas no aplicativo utilizado pelos filiados. Menos de 10% dos quase 44 mil votantes conseguiram registrar os seus votos. A Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), que desenvolveu o aplicativo, afirmou que o sistema pode sofrido um ataque hacker. Segundo a entidade, no dia da eleição interna foi registrada uma demanda atípica incompatível com o número de eleitores cadastrados.

Durante essa semana, o PSDB realizou testes com outras empresas contratadas para concluir as prévias com segurança. Concorrem ao posto de pré-candidato à Presidência da República os governadores de São Paulo, João Doria, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto.

Nas redes sociais, os três candidatos apoiaram a decisão de concluir as prévias neste sábado. “Concordamos e apoiamos a decisão do presidente do PSDB, Bruno Araújo, para dar prosseguimento às prévias do PSDB amanhã. Prévias engrandecem o PSDB no exercício da democracia e do voto dos seus filiados e mandatários. Viva a democracia!”, escreveu Doria.

Leite também afirmou que a decisão do partido foi “acertada”. “A conclusão das prévias tem nosso apoio. O mais importante foi alcançado: segurança de que os votos serão sigilosos! Que cada tucano vote com o coração e esperança! Vamos juntos pra uma candidatura com a cara do PSDB!”, disse.  Já Arthur Virgílio ressaltou que, “com união e realismo”, a sigla pode ser “um grande player” nas eleições de 2022. “Que as prévias se concretizem e que o vencedor seja apoiado por todos”, concluiu.

Fonte: Jovem Pan