Os processos e serviços da Prefeitura de Mossoró estão mais modernos a partir do programa “Mossoró Digital”. A iniciativa, lançada nesta terça-feira (7), em solenidade no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, informatiza os serviços disponibilizados à população e os processos internos da Prefeitura.

Durante a solenidade, a Prefeitura de Mossoró detalhou que, por meio de uma plataforma on-line, a população terá acesso a serviços diversos do Município, como a solicitação de alvará de funcionamento; impressão de boletos; requisição de licenciamento ambiental; envio de ofícios ao Município; e solicitação do Corte de Terra e da Carteira de Passe Livre para pessoas com deficiência. Já aos servidores da municipalidade, a plataforma permitirá acesso aos processos internos da Prefeitura.

Outro avanço oportunizado pelo “Mossoró Digital” será o acompanhamento em tempo real das solicitações efetivadas na plataforma. Ou seja, a população poderá aferir o andamento de suas demandas ao Município. Além disso, o sistema propiciará comodidade aos mossoroenses, que terão a possibilidade de oficializar as suas requisições sem precisar se deslocar aos setores competentes.

A economia de recursos públicos também está entre os benefícios possibilitados pelo “Mossoró Digital”. O Município estima uma economia anual superior a R$ 500 mil a partir da redução da compra de folhas de papel e do volume de impressões. Outro fator é avaliado positivamente pela Prefeitura de Mossoró. Trata-se da sustentabilidade, que será auferida por meio da diminuição do quantitativo de papéis utilizados em setores da estrutura municipal.

Foto: Allan Phablo

Na solenidade, o prefeito Allyson Bezerra declarou que assumiu o Município com o objetivo de tornar a Prefeitura moderna. “Mossoró estava atrasada duas décadas no tocante ao uso da tecnologia em diferentes setores. Com 30 dias de governo, reuni-me com o secretariado e decidimos que a cidade precisava se digitalizar”, disse.

O chefe do Executivo municipal salientou que a tecnologia vai conferir mais agilidade ao serviço público e enalteceu a importância do programa “Mossoró Digital”. “O programa vai oferecer à sociedade a oportunidade de obter os serviços de forma virtual. Além disso, a população vai poder rastrear o atendimento de suas solicitações. São décadas de atraso que darão lugar à agilidade e à economia de recursos públicos”, concluiu.

Cláudio Azevedo, servidor municipal hoje cedido ao Legislativo mossoroense, tem 22 anos de trabalho na administração pública e avaliou de que forma o Mossoró Digital influenciará nos trabalhos da Prefeitura. “O ‘Mossoró Digital’ vai conferir mais celeridade e transparência ao serviço público”, ponderou.

Carolyne Oliveira Souza, secretária municipal de Governo, agradeceu aos servidores pelo suporte para a implantação do programa. “Com menos de um ano de governo, temos um sistema informatizado disponível. Agradeço aos servidores por terem ajudado a impulsionar o Município para a informatização, com uma plataforma que permite comunicação com diversas instituições”, enfatizou.

Kadson Eduardo, secretário municipal de Administração, destacou a importância do “Mossoró Digital” para a cidade. “Mossoró avança em tempo recorde. Hoje é um dia histórico. Nossa cidade mostra que é possível ter eficiência e compromisso com a população. Quando assumimos o Município, tudo era manual e moroso. Com o ‘Mossoró Digital’ essa realidade será mudada. Pelo sistema, os órgãos competentes serão notificados e vão adotar as providências necessárias, sem gastar papel e tonner para impressões. É mais transparência e eficiência para o serviço público. Agora, Mossoró viverá uma nova história e essa nova história é Digital”, finalizou.

Fonte: Assessoria