Os amantes das ondas do rádio têm motivos de sobra para comemorar, é que agora com a regulamentação do chip FM pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ficará mais fácil acompanhar as notícias e ouvir música em qualquer lugar, e o melhor, sem ter que utilizar o pacote de dados da internet.

No final do mês passado, Anatel atendeu a uma antiga reivindicação do setor de radiodifusão. Com a nova regulamentação, desde 29 de novembro, para obter a homologação da agência, todos celulares com ‘hardware’, função de recepção de sinal do serviço de radiodifusão sonora em Frequência Modulada (FM), capaz de receber sinais de rádio FM deverão habilitar a função. Somente com essa “autorização”, o aparelho terá permissão para ser comercializado no país.

No começo do ano, em maio, o Ministério das Comunicações (MCom) estabeleceu medidas para garantir que a recepção de rádio FM fosse habilitada nos celulares produzidos e comercializados no país.

Na época, O ministro enviou uma nota a imprensa informando sobre a determinação.”Assinamos uma portaria sobre FM nos celulares, pleito antigo do setor de radiodifusão. Cerca de 90% dos celulares do Brasil têm o rádio, mas em parte deles o recurso não está ativado. A portaria assegura que a funcionalidade não seja bloqueada e não gere custo adicional para as empresas. Com essa ligação, nós teremos condições de levar informações para todos os brasileiros. É uma ação voltada principalmente para quem vive em zonas mais remotas”, destacou à época o ministro das comunicações Fábio Faria, em nota enviada à imprensa.

DIÁRIO DO PODER